Respiração: por que ela é tão importante durante o exercício?

Escrito por Informe Publicitário

Redação Minha Vida

Em 25/6/2019

compartilhar

salvar

compartilhar

Para quem vive nas grandes cidades, é normal sentir vontade de respirar ar puro e fresco. E isso é muito importante: o ato de respirar com qualidade é capaz de promover o relaxamento, físico e emocional, e por isso é o princípio básico da yoga, meditação e até mesmo de práticas esportivas.

Estamos respirando a todo o momento, é verdade, mas esse movimento não deveria ser tão automático. Quando você começa a prestar atenção ao ato de respirar e o faz da maneira correta, o corpo realiza a troca de gases completa e consegue levar o ar para o cérebro, ativando diversas áreas, inclusive as que estão ligadas às emoções.

Por que a respiração é importante?

Sabe aquela dor que aparece pouco abaixo das costelas durante o exercício? Uma das causas do incômodo é justamente a respiração inadequada. A dor surge quando o diafragma não recebe oxigênio suficiente, situação na qual você deverá diminuir o ritmo; ou quando a respiração é feita pela boca, levando o ar para o estômago.

Quando a respiração é realizada da maneira correta, o treino se mantém em um ritmo estável, a sensação de falta de ar diminui e o cansaço também é menor. A necessidade de aumentar carga ou velocidade na corrida também depende de uma boa respiração, uma vez que ela faz com que o oxigênio chegue aos músculos e diminui a fadiga.

O ato de respirar é simples e pode ser dividido em dois passos fundamentais, a inspiração e expiração. No primeiro momento, o ar entra pela cavidade nasal e enche os pulmões; enquanto no segundo, o gás carbônico é liberado. A inspiração às vezes pode ser feita pela boca, principalmente quando necessitamos de mais oxigênio durante o exercício, mas não é o aconselhado.

Para respirar melhor, procure praticar outras atividades que exercitam o tórax e o diafragma, como é o caso da yoga e da meditação. Desse modo, durante o exercício, você conseguirá respirar melhor e não prejudicará o treino. Vale lembrar que respirar pela boca não é errado, mas apenas em situações em que a demanda de oxigênio é maior.

Fatores que atrapalham a respiração

No decorrer do exercício, o corpo cumpre uma série de funções automaticamente. Mesmo assim, antes de algumas práticas, como é o caso da corrida, é fundamental se preparar e tomar alguns cuidados, que ajudam a evitar lesões e desconforto no futuro.

Veja abaixo alguns detalhes que podem fazer uma grande diferença e interferir no seu desempenho durante o exercício físico:

Alimentação

Dietas restritivas e uso frequente de isotônicos e suplementos favorecem o aparecimento de cáries ou erosão dentária – que, se não forem tratadas, podem ser agravadas e impactar o rendimento do atleta, devido a sensibilidade e dor de dente causada.

Para cuidar da higiene bucal corretamente, conte com o nova Colgate® Total 12. O creme dental oferece proteção contra bactérias responsáveis pela cárie, tártaro e mau hálito. Além disso, o uso regular de Colgate® Total 12 ajuda a criar uma barreira protetora para preservar o esmalte dos dentes contra corrosão e alivia a sensibilidade.

Doenças respiratórias

Nariz entupido, coriza e indisposição são sintomas típicos de gripes e resfriados. Porém, as doenças respiratórias não se restringem a estas doenças. A asma e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) também são classificadas desse modo, mas são condições graves e crônicas.

Portanto, caso você queira investir em exercícios físicos, deve contar com orientação médica para identificar o melhor para o seu caso. Principalmente porque as doenças respiratórias facilitam a respiração superficial e pela boca, afetando a qualidade da oxigenação e, consequentemente, do treino.

Má postura

Ter uma postura muito relaxada não causa apenas dores musculares e desconforto. Quando estamos com a coluna curvada, seja por má postura ou sobrecarga, o diafragma fica pressionado, o que atrapalha a respiração adequada e a circulação sanguínea. Ao correr, por exemplo, é fundamental manter uma postura que facilite a respiração e impulsione o corpo para frente.

Veja Abaixo mais Postagens sobre Saúde Vida e Bem Estar que Separamos para Você!

You may also like...

Scroll Up