Remédios para diarreia infantil

A diarreia em bebês e crianças é geralmente causada por uma infecção que cura espontaneamente, sem que seja necessário tratamento, mas a melhor opção é sempre levar a criança ao pediatra, para que ele faça uma avaliação detalhada e dê orientações para evitar complicações, como uma desidratação, por exemplo.

Caso a criança tenha febre, a diarreia se prolongue por vários dias, as fezes sejam muito líquidas ou as dejeções sejam frequentes, por exemplo, o médico pode receitar remédios que aceleram a recuperação, como probióticos, soluções de hidratação oral ou antipiréticos.

Alguns dos medicamentos que podem ser indicados pelo médico para tratar a diarreia são:

1. Soluções de reidratação oral

A diarreia pode levar facilmente à desidratação e, por isso, é muito importante dar líquidos para a criança ou alimentos ricos em água. Uma ótima opção é utilizar soluções de reidratação oral, que podem ser encontrados em farmácias, como o Rehidrat, Floralyte ou o Hidrafix, por exemplo, que repõem os líquidos e os eletrólitos e podem ser dadas para a criança ao longo do dia e conservado no frigorífico.

Em alternativa, pode-se utilizar um soro caseiro. Saiba como preparar um soro caseiro em casa.

2. Probióticos

Os probióticos estão indicados para restaurar a flora intestinal, contribuindo para a manutenção do equilíbrio bacteriano do intestino, tratando mais rapidamente a diarreia. Alguns exemplos de probióticos que podem ser recomendados pelo médico são o Floratil, Repoflor ou Simbioflora, por exemplo.

Geralmente, este medicamento é bem tolerado e não se manifestam efeitos colaterais, no entanto, em algumas crianças ou recém-nascidos pode-se sentir um cheiro de fermento nas fezes.

3. Antidiarreicos 

O antidiarreico que é geralmente prescrito para crianças é o racecadotrila (Tiorfan), que atua reduzindo a secreção de água e eletrólitos no intestino, tornando as fezes mais sólidas, acelerando o tratamento da diarreia. Saiba como usar a racecadotrila.

4. Antipiréticos

Em alguns casos, especialmente se a diarreia for resultante de uma infecção, a criança pode também ter febre, que pode ser aliviada com um antipirético, como o paracetamol (Tylenol)ou a Dipirona (Novalgina), por via oral. Durante os episódios de diarreia, deve-se evitar ao máximo o uso destes medicamento em supositório.

Assista o vídeo seguinte e saiba qual a alimentação mais adequada para situações de diarreia:

Veja também como preparar remédios caseiros para a diarreia.

Veja Abaixo mais Postagens sobre Saúde Vida e Bem Estar que Separamos para Você!

You may also like...

Scroll Up