uso exagerado de Antibióticos esta ligado a Câncer de intestino | Saúde é Vital

antibióticos câncer de intestino

 (Lucas Kazakevicius/SAÚDE é Vital)

Alimentação pobre em fibras e rica em gordura, sedentarismo, obesidade, tabagismo, doenças inflamatórias… Todos esses fatores já foram associados a um maior risco de câncer colorretal. Agora, uma pesquisa da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, acrescenta outro inimigo à lista: os antibióticos.

Os especialistas analisaram aproximadamente 16 500 mulheres com mais de 60 anos. Todas já tinham feito colonoscopia pelo menos uma vez entre 2004 e 2018. Desse total, 1 195 apresentaram adenomas. Essas pequenas lesões, também conhecidas como pólipos, são tumores benignos que precedem a maioria dos casos de câncer de intestino.

  • intestino MedicinaSíndrome metabólica é fator de risco para câncer colorretalquery_builder 11 fev 2018 – 13h02
  • aumento de casos de câncer colorretalMedicinaIncidência de câncer colorretal sobe entre os mais jovensquery_builder 13 mar 2018 – 14h03
  • vinagreAlimentaçãoVinagre para acalmar o intestinoquery_builder 17 maio 2018 – 14h05
  • Com todos esses dados em mãos, os estudiosos notaram que as participantes que usaram antibióticos por dois ou mais meses entre 20 e 40 anos de idade tinham um risco 36% maior de apresentar os tais adenomas. Entre as voluntárias de 40 a 60 anos e com o mesmo tempo de uso desses remédios, a probabilidade de ter os pólipos subia para 69%.

    Para definir o real tamanho do problema, os especialistas afirmam que precisam conduzir investigações mais detalhadas. Mas eles já têm alguns palpites para explicar essa relação. Os antibióticos, feitos para atacar as bactérias, acabam alterando a microbiota intestinal, composta por micro-organismos importantes para a manutenção da saúde. E tais mudanças favoreceriam o aparecimento de tumores malignos.

    Não custa lembrar que, quando usados em excesso, esses medicamentos ainda contribuiriam para o desenvolvimento das superbactérias, que matam mais de 700 mil pessoas todo ano. Mas, de novo: não é a utilização dos antibióticos em si que promove encrencas. A questão é o exagero e uso desregrado, que costumam ocorrer especialmente quando não há orientação médica adequada.

    Veja Abaixo mais Postagens sobre Saúde Vida e Bem Estar que Separamos para Você!

  • You may also like...

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    4 + três =

    Scroll Up