Saiba como é feito o tratamento para cada tipo de hepatite – Tua Saúde

O tratamento para hepatite consiste inicialmente em repouso, hidratação, boa alimentação e não tomar nenhum remédio durante os dias que durarem a infecção, que são por volta de 4 a 5 semanas, a não ser que ele seja recomendado pelo médico. 

A restrição no uso de medicamento nesta fase ocorre porque o fígado doente não consegue metabolizar corretamente os fármacos, aumentando as chances de produzir ainda mais toxinas, prejudicando o organismo. A bebida alcoólica está proibida, mesmo em pequenas doses, pois podem agravar a doença. A hospitalização pode ser necessária em casos graves porém a maioria dos pacientes não necessita de cuidados hospitalares.

A alimentação é importante em qualquer tipo de hepatite, por isso saiba o que comer em caso de hepatite:

Hepatite A

O tratamento para hepatite A consiste em repousar, fazer uma alimentação equilibrada com ingestão de bastantes líquidos e evitar medicamentos que prejudiquem o funcionamento do fígado.

Um dos sintomas da hepatite A é a falta de apetite que piora no final do dia, portanto, deve-se apostar numa boa ingestão de líquidos e de alimentos sólidos durante o dia. A alimentação intravenosa é necessária no estágio agudo quando o paciente tem vômitos persistentes e não consegue manter a ingestão oral. O isolamento do paciente com hepatite A em um único quarto e banheiro só é necessária em casos de incontinência fecal que é rara. Saiba mais sobre o tratamento para hepatite A.

Hepatite B

O tratamento para hepatite B é feito com uma medicação específica para terapia antiviral e é administrado de forma oral. Porém em casos leves e moderados não é aconselhada esta terapia. O isolamento do paciente com hepatite B em um único quarto e banheiro só é necessário em casos de sangramento volumoso e descontrolado que é raro. Saiba mais sobre o tratamento para a hepatite B.

Além disso, é importante que a pessoa permaneça em repouso, faça dieta adequada, tome bastante líquidos e evite o consumo de bebidas alcoólicas. No entanto, a melhor forma de prevenção da hepatite B é por meio da vacinação, cuja primeira dose deve ser tomada nas primeiras 12 horas de vida. Saiba mais sobre a vacina contra a hepatite B.

Hepatite C

O tratamento para a hepatite C deve ser feito de acordo com a orientação do hepatologista ou infectologista, sendo normalmente recomendado o uso de Inferteron alfa injetável associado à medicação oral Ribavirina, porém esses medicamentos possuem vários efeitos colaterais, sendo importante comunicar ao médico o surgimento que qualquer efeito relacionado ao uso do medicamento. Saiba tudo sobre a hepatite C.

Além disso, é importante ter uma dieta adequada para evitar danos maiores ao fígado. Entenda como é feito o tratamento para hepatite C.

Hepatite D

O tratamento da hepatite D é feito da mesma forma que para a hepatite B, pois o vírus da hepatite D depende do vírus da hepatite B para se replicar, por isso, é importante ficar em repouso, seguir uma dieta equilibrada e evitar consumir bebidas alcoólicas. Além disso, a prevenção para a hepatite D é feita por meio da vacinação contra a hepatite B.

Tratamento para Hepatite

Hepatite E

A hepatite E normalmente é solucionada pelo próprio organismo, sem haver necessidade de tomar medicamentos, sendo apenas necessário repousar, beber bastante líquidos e ter uma alimentação adequada. Nos casos mais graves, que é quando há a co-infecção com o vírus da hepatite C ou A, por exemplo, pode ser recomendado o uso de medicamentos antirretrovirais. Saiba tudo sobre hepatite E.

Hepatite F e G

A hepatite F é considerada um subgrupo da hepatite C e até o momento não foram descritos casos em humanos, não havendo portanto tratamento estabelecido. No caso da hepatite G, apesar do vírus poder ser encontrado em pessoas, principalmente naquelas com hepatite C, B ou vírus HIV, o tratamento ainda não é muito bem estabelecido, sendo importante consultar o hepatologista ou infectologista para que seja definida a melhor estratégia terapêutica.

Hepatite autoimune

O tratamento para hepatite autoimune é feito com o uso de medicamentos que diminuem a inflamação do fígado, como corticoesteroides ou imunossupressores, como a Prednisona e Azatioprina respectivamente, que devem ser consumidos de acordo com a orientação do médico. Veja como identificar e tratar a hepatite autoimune.

É importante também que a pessoa com hepatite autoimune tenha uma dieta adequada e evite consumir alimentos gordurosos e ingerir bebidas alcoólicas. Saiba como fazer a dieta para hepatite autoimune.

Hepatite medicamentosa

No caso da hepatite medicamentosa, o tratamento é feito por meio da suspensão ou substituição do medicamento responsável pelas lesões no fígado, devendo ser feito sob orientação médica. É importante também beber bastante líquidos para acelerar o processo de desintoxicação do organismo e tratar as complicações que surgirem até o reparo e regeneração do fígado, sendo muitas vezes necessária a realização de transplante. Saiba mais sobre a hepatite medicamentosa.

Veja mais Videos sobre Saúde Vida e Bem Estar que Separamos para Você!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 13 =

Scroll Up