Pole Dance Fitness Emagrece? Benefícios e Dicas

Pole dance Fitness

Você certamente já deve ter ouvido falar do pole dance. No Brasil, essa dança começou a ficar famosa e a se popularizar quando foi abordada em uma novela da Rede Globo.

Na trama de Duas Caras, exibida no horário das 20h entre os anos de 2007 e 2008, Alzira, personagem da atriz Flávia Alessandra, era uma mulher que de dia afirmava ser enfermeira e a noite se apresentava secretamente em uma casa noturna, realizando performances de pole dance para poder arcar com os gastos de uma cirurgia do coração de seu marido.

Entretanto, se há algum tempo atrás a prática do pole dance era mais relacionada a clube de danças, onde ele é praticado de maneira performática, sensual e acrobática, hoje em dia também é possível encontrarmos em diversas academias o pole dance fitness, vertente da atividade que visa a manutenção boa forma, tendo em vista que o exercício trabalha com os músculos de todo o corpo, tonifica-os, reduz a gordura e ajuda a emagrecer.

Queima de calorias

Para perder peso, precisamos gastar mais calorias do que consumimos. E que tal perder essas calorias praticando uma atividade divertida como o pole dance fitness? Em apenas uma aula é possível perder 250 calorias, número que pode variar dependendo de fatores como a idade e o peso do praticante, assim como a intensidade de exercícios realizados durante cada sessão.

A vantagem do pole dance fitness é que, além de queimar todas essas calorias, essa é uma atividade divertida, que pode ser mais prazerosa de ser realizada para algumas pessoas do que outros exercícios comumente praticados nas academias.

Construção e tonificação dos músculos

Além de queimar as calorias de maneira divertida, em uma aula pole dance fitness o aluno pratica exercícios que ajudam a construir e a tonificar os seus músculos.

Algumas atividades que os praticantes precisam fazer, como escalar, agarrar e ficar pendurado no poste de dança, exigem bastante da musculatura e trabalham diversas áreas do corpo como o tríceps e o quadríceps.

Aumento da flexibilidade

Quem tem problemas de flexibilidade também pode obter vantagens com o pole dance fitness. É que os movimentos realizados em torno do poste de dança também ajudam a melhorar a flexibilidade, especialmente se realizados continuamente.

ARTIGOS COMPLEMENTARES

Quando uma pessoa tem mais flexibilidade, ela também corre menos risco de sofrer com problemas como dores nas costas, torcicolo e dores musculares.

Os movimentos executados durante a atividade ainda trabalham com o equilíbrio e a coordenação motora de seus praticantes, tendo em vista que grande parte dos exercícios é realizada longe do chão.

Outros benefícios à saúde física

Além de ajudar a emagrecer, o pole dance fitness também oferece outros benefícios à saúde de quem o pratica. Por exemplo, quem sofre com dores nas articulações pode trocar exercícios como a corrida e pular corda, que exigem bastante das juntas pelo pole dance fitness, que estressem menos essas regiões.

Por se tratar de uma atividade que trabalha com diversos músculos de todo o corpo humano, o pole dance fitness contribui com a circulação sanguínea e é benéfico para o coração, por se tratar de um treinamento de intensidade moderada.

Mulheres que praticam desde cedo a atividade podem obter algumas vantagens para o momento em que forem ter um filho. O motivo é que, por ajudar a desenvolver o fortalecimento dos músculos abdominais e das costas, ela também contribui para a diminuição de dores nessa região durante a gestação e ainda permite que o trabalho de parto seja mais tranquilo e menos doloroso.

Como qualquer outro tipo de treinamento que leva o corpo ao esgotamento e promove o seu alongamento, o pole dance fitness contribui para que os praticantes consigam ter uma boa noite de sono, o que é tão importante quanto a prática de exercícios físicos e a alimentação balanceada para a manutenção de um organismo saudável.

Benefícios à saúde emocional

Algo que deixa o pole dance fitness mais interessante ainda é que, além contribuir para o emagrecimento, tonificar os músculos e trazer diversos outros benefícios à saúde física do nosso corpo, ele também contribui com o lado emocional de uma pessoa.

Por exemplo, imagine uma pessoa tímida que resolve se aventurar no mundo do pole dance e de repente consegue se manter equilibrada no poste de dança e ainda aprende a executar corretamente os movimentos. Ela certamente ganhará uma autoconfiança que poderá ser aplicada em outras diferentes áreas de sua vida.

Quem facilmente fica estressado pode usar umas aulas de pole dance fitness para se sentir mais calma. Funciona da seguinte maneira: quando uma pessoa fica muito estressada, seus níveis de adrenalina também tendem a aumentar e ela começa a ficar facilmente ansiosa, irritada ou depressiva.

Com uma sessão de aula de dança, toda essa adrenalina pode começar a baixar um pouco e o organismo passa a produzir a endorfina, outro hormônio que é associado à sensação de euforia. Dessa maneira, é bem provável que após um treino de pode dance fitness, a pessoa consiga se sentir um pouco mais tranquila.

Quem pode praticar o pole dance fitness?

A idade indicada para começar a fazer aulas de pole dance fitness é a partir dos 15 anos, com autorização de pais ou responsáveis. Entretanto, a prática não é aconselhada para pessoas que possuem problemas na coluna, labirintite ou hérnia de disco.

Indivíduos que tenham problemas nas articulações são aconselhados a consultar um médico antes de começarem a praticar o pole dance fitness.

O que usar durante as aulas de pole dance fitness?

Para que a pessoa consiga se sustentar na barra de dança, é necessário que a pele entre em atrito com ela, por isso é recomendado usar top e short mais curto durante a aula de pole dance fitness.

Da mesma forma, os alunos não devem passar cremes do tipo hidratante antes de se movimentar no poste de dança. É que conforme a pessoa vai suando, o creme pode acabar engordurando a barra e atrapalhar a movimentação do praticante.

Precauções

Para evitar o risco de lesões e quedas, é preciso tomar cuidado antes de se movimentar na barra do pole dance fitness. Para que a mão não escorregue do poste, é importante aplicar pó de giz nelas antes de começar.

Você já tinha ouvido falar no pole dance fitness? Acredita que sofreria algum tipo de preconceito procurando esta atividade para emagrecer? Comente abaixo!

Julio BittarRevisão Geral pela Dra. Patrícia Leite – (no G+)

Veja Abaixo mais Postagens sobre Saúde Vida e Bem Estar que Separamos para Você!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 12 =

Scroll Up