Pílulas para prevenção da aids serão distribuídas no SUS

Escrito por Redação

Redação Minha Vida

Em 21/7/2016

compartilhar

salvar

compartilhar

Até o fim do ano deve chegar ao Sistema Único de Saúde (SUS) o remédio que pode prevenir a infecção pelo HIV. A informação do Ministério da Saúde foi anunciada pela diretora do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do orgão, Adele Benzaken, durante a 21ª Conferência Internacional de Aids, na África do Sul.

Conhecido como Truvada, o medicamento profilaxia préexposição (PrEP) diminui as chances de contaminação pelo vírus da Aids quando tomado continuamente. A pílula é de uso diário e combina dois tipos de antirretrovirais (tenofovir e emtricitabitina), sendo indicada para a população não infectada, mas com maiores chances de contágio, como travestis, homens que fazem sexo com homens, transexuais e profissionais do sexo, de acordo com o ministério.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que o remédio diminui em até 92% o risco de o vírus entrar nas células. A estimativa do Ministério da Saúde é de que 10 mil pessoas tenham acesso ao medicamento no primeiro ano. Entre os efeitos colaterais, estão leves disfunções gastrointestinais e renais.

SAIBA MAIS

AIDS: é possível evitar a doença após a contaminação pelo HIV?

Tudo sobre AIDS

Veja Abaixo mais Postagens sobre Saúde Vida e Bem Estar que Separamos para Você!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 4 =

Scroll Up