Microcefalia: 272 casos estão relacionados ao Zika vírus

Escrito por Redação

Redação Minha Vida

Em 28/7/2016

compartilhar

salvar

compartilhar

De acordo com o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira, 27, até o dia 23 de julho foram confirmados 1.749 casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita, em todo o país. Do total de casos confirmados, 272 tiveram confirmação laboratorial para o Zika vírus. No entanto, o Ministério ressalta que esse dado não representa, adequadamente, a totalidade do número de casos relacionados ao vírus. Ou seja, eles consideram que houve infecção pelo Zika na maior parte das mães que tiveram bebês com diagnóstico final de microcefalia.

Ao todo, foram notificados 8.703 casos suspeitos desde o início das investigações, em outubro de 2015. Até agora 3.892 foram descartados. Outros 3.062 estão em fase de investigação. Os 1.749 casos confirmados ocorreram em 609 municípios, localizados em 26 unidades da federação e no Distrito Federal. Já os 3.892 casos foram descartados por apresentarem exames normais, ou apresentarem microcefalias e/ou alterações no sistema nervoso central por causas não infeciosas.

No mesmo período, foram registrados 371 óbitos suspeitos de microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central após o parto ou durante a gestação (abortamento ou natimorto). Isso representa 4,3% do total de casos notificados. Destes, 106 foram confirmados para microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central. Outros 200 continuam em investigação e 65 foram descartados.

A microcefalia pode ter como causa, diversos agentes infecciosos além do Zika vírus, como sífilis, toxoplasmose, e outros agentes infecciosos como rubéola, citomegalovírus e herpes viral.

O Ministério da Saúde orienta as gestantes adotarem medidas que possam reduzir a presença do mosquito Aedes aegypti – que também transmite a dengue e a febre chikungunya – com a eliminação de criadouros, e proteger-se da exposição de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.

SAIBA MAIS

Zika: Flórida já tem 14 casos de transmissão local

Tudo sobre Zika Vírus

Veja Abaixo mais Postagens sobre Saúde Vida e Bem Estar que Separamos para Você!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − nove =

Scroll Up