Governo de SP intensifica vacinação contra febre amarela no interior

Escrito por Redação

Redação Minha Vida

Em 26/10/2017

compartilhar

salvar

compartilhar

Após o diagnóstico de febre amarela em um macaco no Horto Florestal, zona norte da capital paulista, o governo e a prefeitura de São Paulo decidiram ampliar a área de vacinação contra febre amarela para todo o Estado. Desde semana passada, o aumento na procura da vacina foi notado em Jundiaí, Itatiba, Vinhedo e Ribeirão Preto.

Nesta terça-feira (24), quase mil pessoas enfrentaram uma longa fila para se vacinar contra a doença no posto avançado montado no Parque da Uva, no bairro Anhangabaú, em Jundiaí. Conforme os boletins epidemiológicos divulgados pelas prefeituras, mais de 60 macacos morreram pela febre na região; 48 em Jundiaí, 13 em Itatiba, um em Jarinu e outro em Campo Limpo Paulista. Aproximadamente 208 mil pessoas (51% da população) já foram imunizadas em Jundiaí, e até o momento nenhum caso da doença foi registrado em humanos.

Saiba mais:

Febre amarela em SP: prefeitura reforça ações na Zona Norte

Em Itatiba, a vacinação foi intensificada depois que os exames confirmaram, na semana passada, o vírus como causa da morte de um idoso de 76 anos, morador da zona rural. Segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica (CEV), o paciente morava em área de risco, mas se recusou a tomar a vacina. Por esse motivo, a busca pela vacina nas unidades de saúde, que tinha caído, voltou a crescer. Neste ano, 39,5 mil pessoas (53% da população) foram vacinadas.

A vacina é a única forma de prevenir a doença em humanos. Para receber a dose é necessário apresentar um documento com foto e, se tiver, a carteirinha de vacinação. Além disso, é importante ressaltar que a população não deve atacar os animais, já que apesar de ser hospedeiro da doença, o macaco não transmite o vírus para a população. O responsável pela transmissão é o mosquito Aedes aegypti.

Veja Abaixo mais Postagens sobre Saúde Vida e Bem Estar que Separamos para Você!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + 5 =

Scroll Up