Compensar falta de sono do dia a dia durante o fim de semana reduz risco de diabetes

Escrito por Redação

Redação Minha Vida

Em 27/7/2016

compartilhar

salvar

compartilhar

Quem nunca perdeu o sono durante a semana e acabou compensando no final de semana? O hábito, cada vez mais comum, pode ser chamado de jet lag social por alguns especialistas e no geral é visto com maus olhos. No entanto, quando falamos em diabetes tipo 2, utilizar essa estratégia de “banco de sono” pode ser uma ótima pedida! E isso foi comprovado cientificamente em um estudo feito pelo laboratório do sono da Universidade de Chicago (Estados Unidos).

Para chegar a esta conclusão, os estudiosos recrutaram 19 voluntários. Primeiro, eles ficaram no laboratório dormindo em torno de oito horas e meia por noite, durante quatro dias. Depois de um tempo, eles voltaram ao laboratório e dormiram apenas quatro horas e meia por noite por mais quatro dias. No entanto, após essa segunda sessão, eles foram autorizados a dormir 9,7 horas por mais dois dias.

Durante esse experimento, os níveis de sensibilidade à insulina (hormônio que ajuda a glicose a entrar nas células) e dos índices de disposição, um fator usado pelos médicos para prever o diabetes.

Nas noites em que houve privação de sono, os especialistas perceberam que enquanto a sensibilidade à insulina caiu 23%, o risco de diabetes subiu para 16% nesses homens. No entanto, quanto eles puderam compensar isso nos dois dias seguintes, os parâmetros voltaram ao normal.

Claro que esse estudo é muito inicial e foi feito em curto prazo. Ainda é preciso mais pesquisas para entender se esse jet lag social pode ser maléfico se feito por muito tempo. Mesmo assim, os estudiosos consideraram os resultados animadores.

É importante não esquecer que já foi comprovado em outros estudos que pessoas em privação de sono podem fazer escolhas alimentares piores, o que por si só já aumenta o risco de desenvolver diabetes. Além disso, a privação de sono está ligada ao aparecimento de outras doenças, como AVC.

SAIBA MAIS

Entenda as mudanças que ocorrem no sono durante a adolescência

Dormir mal faz as pessoas comerem mais, diz estudo

Veja Abaixo mais Postagens sobre Saúde Vida e Bem Estar que Separamos para Você!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 4 =

Scroll Up