Como tirar o bicho de pé em casa de forma segura – Tua Saúde

A melhor forma caseira de tirar o bicho de pé da sola dos pés é fazer uma lavagem dos pés com vinagre e depois colocar uma compressa de própolis. Isso irá fazer com que o bicho seja eliminado, sem necessidade de cortar a pele, com tesourinha, alicate, agulha ou outro instrumento pontiagudo que pode infeccionar os pés, agravando a situação.

Em alguns casos, pode ser recomendado pelo médico o uso de remédios e pomadas que facilitem a saída ou a eliminação do bicho-de-pé pelo próprio organismo.

Como tirar o bicho de pé

Tratamento caseiro

O tratamento caseiro para bicho de pé deve ser realizado em 2 passos:

1. Lavar os pés com vinagre e calêndula

A calêndula e o vinagre possuem propriedade antisséptica e antiparasitária, ajudando a combater o bicho-de-pé, além de manter a pele limpa e saudável.

Ingredientes

  • 4 colheres (sopa) de flores de calêndula secas;
  • 60 ml de vinagre;
  • 100 ml de água fervente.

Modo de preparo

As folhas de calêndula devem ser adicionadas em um recipiente com água fervente, que deve ser tampado até que a solução esteja morna. Posteriormente a solução deve ser despejada em uma bacia onde caibam os pés do indivíduo e por último deve-se adicionar o vinagre. Depois deve-se manter os pés de molho nessa mistura, de 4 a 5 vezes por dia, durante por aproximadamente 20 minutos de cada vez.

2. Aplicar própolis

O segundo passo do tratamento caseiro é aplicar o extrato de própolis diretamente na região afetada e cobrir com um esparadrapo, isso porque o extrato de própolis ajuda na desinfecção de feridas e acelera o processo de regeneração dos tecidos. É recomendado que a aplicação do própolis seja feita após a lavagem dos pés e seja repetida pelo menos 4 vezes por dia durante cerca de 3 dias.

Quando usar remédios para tirar o bicho de pé

O uso de medicamentos para tirar o bicho do pé deve ser feito conforme a orientação do dermatologista e normalmente é indicado o uso de medicamentos antibióticos em forma de comprimido ou em pomada que deve ser passada no local em que o bicho de pé está alojado. Geralmente é recomendado o uso do medicamento 3 a 4 vezes por dia durante aproximadamente 7 dias.

No entanto, mesmo que o tratamento com remédios esteja sendo feito de acordo com a orientação do médico, pode haver aumento da coceira na região. Nesses casos, é indicado passar uma pedrinha de gelo na região, pois o gelo atua como analgésico, diminuindo o incômodo.

Para evitar a entrada de novos bichos de pé na pele é recomendado evitar andar descalço, especialmente no quintal da casa, na terra ou em locais em que existam animais domésticos. Veja como se pega o bicho de pé.

Porque não usar pinça ou tesoura em casa

Não é indicado tentar tirar o bicho de pé em casa, pois ele pode conter vários ovos em seu interior, e quando retirado de forma inadequada pode deixá-los dentro da pele, e causar muita coceira e infecção. O bicho de pé pode ainda carregar consigo o bacilo de tétano e da gangrena e causar ainda mais problemas, quando não é devidamente tratado.

Além disso, fazer qualquer tipo de procedimento é contraindicado devido à chance de infecção por outros microrganismos que podem estar presentes na pele, no ambiente ou até mesmo na pinça e na tesoura.

Veja mais Videos sobre Saúde Vida e Bem Estar que Separamos para Você!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 16 =

Scroll Up