Benefícios do Óleo de Coco e Como usar – Tua Saúde

O óleo de coco natural é muito versátil, e pode ser usado como hidratante para o rosto, na máscara do cabelo, na comida para dar sabor e também para emagrecer. Devido à sua versatilidade, o óleo de coco pode ser encontrado facilmente e utilizado para diversas finalidades.

O óleo de coco pode ser obtido do coco seco ou do coco fresco, sendo denominado óleo de coco refinado ou extravirgem, respectivamente. O óleo de coco extra-virgem é o que mais traz benefícios para a saúde, já que não passa por processos de refinamento e não perde nutrientes. Saiba mais sobre o óleo de coco extra virgem.

Principais benefícios do óleo de coco

O óleo de coco é muito versátil, possuindo diversas aplicações e benefícios. Os principais benefícios do uso do óleo de coco são:

  • Fortalecimento do sistema imunológico, protegendo o organismo contra microrganismos e impedindo o desenvolvimento de doenças;
  • Pele e cabelos mais hidratados, além de prevenir o aparecimento de rugas devido à sua elevada concentração de antioxidantes em sua composição;
  • Aumento da queima de gordura, pois dificulta a deposição de gordura circulante no tecido gordo.
  • Aumento da saciedade, auxiliando, assim, o emagrecimento, já que a vontade de comer é reduzida.

Além disso, o óleo de coco é capaz de melhorar os níveis de colesterol e melhorar o funcionamento do intestino. Veja como usar o óleo de coco e aproveitar ao máximo todos os seus benefícios:

1. Como Usar o Óleo de Coco para Emagrecer

4 Formas de usar o Óleo de Coco natural

Um estudo em mulheres adultas mostrou que trocar o óleo de soja por óleo de coco ajuda a reduzir a gordura abdominal e a melhorar os níveis de colesterol, especialmente quando essa troca é feita dentro de uma alimentação balanceada para perda de peso.

Para obter esse resultado, deve-se consumir 2 colheres de sopa de óleo de coco por dia, de preferência o extra virgem, adicionando este óleo em sucos, saladas, chás ou café, além de ser possível preparar ovos, carnes e peixes com este óleo. Saiba mais sobre a relação entre óleo de coco e emagrecimento.

2. Como usar o Óleo de Coco para cozinhar

Para cozinhar o óleo de coco pode ser usado de diversas formas como no refogado, no arroz, para frituras, para grelhar carnes ou mesmo na confecção de bolos e tortas.

Para isso, apenas basta substituir a gordura que usa habitualmente, o óleo de girassol, a manteiga ou o azeite por exemplo, por óleo de coco nas mesmas quantidades. Assim, se usar habitualmente 2 colheres de azeite basta substituir por 2 colheres de óleo de coco para usufruir dos seus benefícios, que são maiores quando o óleo de coco extra virgem. No entanto, não é recomendado consumir mais de 1 colher de sopa por dia, considerando tudo o que a pessoa pode comer num dia.

Este óleo bastante benéfico pode facilmente ser preparado em casa e para isso apenas precisa de água de coco e de cocos com casca marrom. Veja como preparar em Como fazer óleo de coco em casa.

3. Como usar o Óleo de Coco para Hidratar o Cabelo

Preparar mascaras caseiras com Óleo de Coco é bem simples, sendo apenas necessário escolher alguns ingredientes para a máscara e adicionar algumas colheres de óleo de coco para que o seu cabelo fique mais nutrido, hidratado e forte. Porém, embora muito nutritivo o óleo de coco não deve ser aplicado puro sobre o cabelo e deve sempre optar por usar óleo de coco extra virgem, prensado a frio e 100 % natural.

Veja o que precisa para preparar máscaras caseiras e naturais com Óleo de Coco:

4 Formas de usar o Óleo de Coco naturalMáscaras caseiras que podem ser preparadas com Óleo de Coco

Tanto a mascara de Babosa e Mel com óleo de coco, como a de Banana e Abacate com óleo de coco ou mesmo a simples mistura de óleo de coco com azeite, são máscaras caseiras ideais para hidratar e nutrir os cabelos secos, sem vida e quebradiços.

Estas máscaras devem ser aplicadas sobre o cabelo acabado de lavar e seco com uma toalha, deixando atuar entre 20 a 25 minutos, sendo depois recomendado lavar novamente o cabelo com shampoo para remover bem todos os resíduos restantes. Além disso, para potenciar o efeito das máscaras pode optar por usar uma toca térmica ou uma toalha molhada aquecida, pois vão ajudar a aumentar o seu efeito hidratante. Veja também como usar o óleo de Baru para emagrecer e hidratar a pele e os cabelos.

4. Como usar Óleo de Coco para Hidratar a Pele

Para usar na pele, o óleo de coco é benéfico pois é um antifúngico e bactericida natural, que apresenta um elevado poder hidratante para a pele, sendo facilmente absorvido.

4 Formas de usar o Óleo de Coco natural

Assim, se tem a pele seca e áspera experimente colocar um pouco de óleo de coco num algodão e passe em todo o rosto, passando uma maior quantidade na região dos olhos, deixando atuar durante toda a noite. Além disso, esse óleo também pode ser usado como removedor de maquiagem, removendo inclusive a máscara à prova de água e como batom quando está no estado sólido.

Este óleo também pode ser usado para disfarçar as estrias, manchas e imperfeições na pele, sendo para isso recomendado que passe diariamente essa gordura nas regiões problemáticas, especialmente de manhã e a noite.

Confira uma deliciosa receita de brigadeiro de abacate com óleo de coco no vídeo a seguir:

Imagem ilustrativa do vídeo: BRIGADEIRO DE ABACATE

Como fazer o óleo de coco em casa

Apesar de ser mais trabalhoso, fazer o óleo de coco em casa é mais barato.

Ingredientes

  • 3 copos de água de coco;
  • 2 cocos de casca marrom cortados em pedacinhos.

Modo de preparo

O primeiro passo para fazer o óleo de coco em casa é bater todos os ingredientes no liquidificador ou no mixer e em seguida coar com auxílio de um pano limpo e colocar o líquido em uma garrafa, que deve permanecer em um ambiente escuro por 48 horas. Após esse período, deve-se colocar a garrafa em um ambiente fresco, mas sem sol, por mais 6 horas.

Após as 6 horas, é preciso colocar a garrafa em pé na geladeira por 3 horas. Com isso, o óleo de coco irá solidificar e para retirá-lo deve-se cortar a garrafa no local em que pode ser observada a separação da água e do óleo, aproveitando somente o óleo, que deve ser transferido para um recipiente com tampa.

O óleo de coco se torna próprio para o consumo quando fica líquido e tem prazo de validade de 2 anos, não havendo necessidade de armazenar na geladeira.

Veja mais Videos sobre Saúde Vida e Bem Estar que Separamos para Você!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + doze =

Scroll Up