Aplicativo Heroes conecta doadores de sangue a hemocentros

Escrito por Redação

Redação Minha Vida

Em 25/7/2016

compartilhar

salvar

compartilhar

Há cinco anos, Manoel Gonçalves Neto, idealizador do projeto Heroes, se deparou com uma dificuldade em encontrar um local para doar sangue para um parente. Ele e seus familiares tiveram que viajar cerca de 400 km até o hemocentro de Curitiba, no Paraná. Nesse momento, ele descobriu também uma oportunidade de otimizar esse sistema, diminuindo a distância entre os doadores e os hemocentros por todo o país.

O aplicativo gratuito Heroes Brasil (Heróis, em tradução livre do inglês) facilita o acesso da população que deseja doar sangue aos hemocentros. Para utilizar o sistema, basta acessar o site e se cadastrar – não é necessário fazer download no smartphone. Com acesso aos cadastros, os hemocentros podem fazer campanhas de doação e convocar os possíveis doadores.

Incentivo às doações

No Brasil, são coletados 3,7 milhões de bolsas de sangue por ano, mas o ideal seria de 5,7 milhões. Além disso, o ideal seria que a média de doadores por dia fosse em torno de 400, mas atualmente a média não chega nem a 300. Para incentivar as doações, o Ministério da Saúde reduziu a idade mínima de 18 para 16 anos (com autorização do responsável) e aumentou de 67 para 69 anos a idade máxima para doação de sangue no país.

Essa matéria é uma produção da Rede Vida Livre, plataforma digital criada pelos sites Minha Vida e Catraca Livre com o objetivo de divulgar histórias e projetos realizados dentro e fora do Brasil que possam inspirar e ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas.

SAIBA MAIS

Você pode ser um doador de sangue? Faça o teste e descubra!

Doação de sangue: entenda tudo sobre o processo e suas restrições

Veja Abaixo mais Postagens sobre Saúde Vida e Bem Estar que Separamos para Você!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 13 =

Scroll Up