Anvisa proíbe a venda de molho de tomate com pelo de roedor de cinco marcas

Escrito por Redação

Redação Minha Vida

Em 28/7/2016

compartilhar

salvar

compartilhar

Nesta quinta-feira (28), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda e a distribuição do extrato e molho de tomate de cinco marcas: Amorita, Predilecta, Aro e Elefante e Pomarola.

Na análise dos alimentos, foi detectada matéria estranha indicativa de risco à saúde humana, acima do limite tolerado pela legislação. A identificação do pelo de roedor nos extratos de tomate e no molho de tomate foi feita pela Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina.

Os fabricantes deverão fazer o recolhimento dos estoques existentes no mercado. A decisão da Anvisa foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira abaixo os produtos e lotes vetados pelo órgão:

A resolução nº 1.995 proíbe a distribuição e venda do extrato de tomate da marca Amorita, fabricado pela empresa Stella D’Oro, lote L 076 M2P, válido até 01/04/2017.

A resolução nº 1.996 proíbe a distribuição e venda do extrato de tomate da marca Predilecta lote 213 23IE, válido até 03/2017, e também do extrato de tomate da marca Aro, lote 002 M2P, válido até 05/2017. A Predilecta Alimentos é responsável pela fabricação dos produtos.

A resolução nº 1.997 proíbe a distribuição e venda do molho de tomate tradicional da marca Pomarola, lote 030903, válido até 31/08/2017, e também do extrato de tomate da marca Elefante, lote 032502, válido até 18/08/2017. A Cargill Agrícola é a fabricante dos produtos.

Qual é o limite?

Sim, existe um limite. Para cada 100 gramas de molho, purê e extrato de tomate, é aceitável um fragmento de pelo de roedor. Nada além disso é aceitável pela Anvisa. As fabricantes alegam que, como a matéria-prima vem do campo, é inevitável a presença de fragmentos de pelo de ratos, ratazanas e camundongos.

SAIBA MAIS

Anvisa aprova redução do teor de iodo no sal

Tomate é fonte de antioxidante e pode prevenir doenças cardiovasculares. Aprenda como consumir

Veja Abaixo mais Postagens sobre Saúde Vida e Bem Estar que Separamos para Você!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − cinco =

Scroll Up