Alimentos ricos em carboidratos

Gabriel Cairo Nunes

Escrito por
Gabriel Cairo Nunes

Nutrição – CRN 22136/SP

Por Especialistas – Em 20/7/2017

compartilhar

salvar

compartilhar

A principal função do carboidrato é que quando ingerido e absorvido, seja responsável por liberar glicose, fornecer energia para as células por ser a primeira fonte de energia celular e fazer a manutenção metabólica glicêmica para que o corpo continue funcionando bem.

Tipos de carboidratos

  • Carboidratos simples: Eles são digeridos e absorvidos rapidamente fazendo com que se sinta fome logo após a refeição, e produzem um aumento da taxa de glicose no sangue
  • Carboidratos complexos: Os carboidratos complexos são digeridos lentamente pelo organismo, ocasionando aumento pequeno e gradual da glicemia. As vantagens são muitas, pois, por sua ingestão ser lenta, o organismo sente-se saciado por mais tempo.

Os carboidratos complexos são muito mais nutritivos, pois contém uma quantidade maior de vitaminas, minerais e fibras. Este processo de digestão lenta proporciona um fornecimento constante de energia e limita a quantidade de açúcares convertida em gorduras por um bom tempo.

Alimentos ricos em carboidratos

Carboidratos simples
Carboidratos complexos

Mel
Arroz

Açucares
Macarrão

Balas
Pão integral

Arroz branco
Grão de bico

Macarrão
Maçã

Pão branco
Batata doce

Compotas
Sementes

Refrigerantes
Vegetais

Biscoitos
Mandioca

Quantidade recomendada de carboidratos

A Organização Mundial da Saúde preconiza que a distribuição dos macronutrientes para indivíduos saudáveis seja de: 55 a 75% de carboidratos, 10 a 15% de proteínas e15 a 30% de gorduras. Se um indivíduo possui um gasto energético de 2000 calorias ao dia, poderia consumir de 1100 kcal a 1500 kcal provenientes de carboidratos. Em gramas teríamos uma porção de 275g a 375g de carboidratos.

SAIBA MAIS

Existem obesos saudáveis?

11 perguntas frequentes sobre hidradenite supurativa

Veja Abaixo mais Postagens sobre Saúde Vida e Bem Estar que Separamos para Você!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 3 =

Scroll Up