6 principais formas de pegar micose – Tua Saúde

A micose (Tinha) é uma infecção por fungos que pode ser facilmente transmitida de uma pessoa para a outra, especialmente quando se utilizam áreas úmidas e comuns, como balneários ou piscinas, por exemplo.

Os fungos que provocam a micose desenvolvem-se facilmente em locais úmidos e quentes e, por isso, muitas vezes nem é preciso entrar em contato direto com a pessoa afetada, podendo pegar o fungo de objetos molhados.

6 principais formas de pegar micose

As formas mais comum para pegar uma micose incluem:

  • Tocar na pele afetada por micose de outra pessoa;
  • Andar descalço em banheiros ou balneários públicos;
  • Utilizar a toalha de outra pessoa;
  • Usar a roupa de outra pessoa;
  • Compartilhar objetos de higiene ou cuidado pessoal;
  • Usar jacuzzi ou piscinas com água quente.
  • Além disso, como os fungos crescem facilmente em locais quentes e úmidos, também é possível ficar com micose quando se deixa a roupa secando no corpo, depois de ir na piscina ou após fazer exercício, por exemplo, assim como quando não se seca adequadamente os espaços entre os dedos depois do banho.

    Como a micose também se pode desenvolver no couro cabeludo e nas unhas, é ainda aconselhado evitar compartilhar pentes, escovas, fitas, chapéus, chinelos, meias ou sapatos. Entenda melhor os sintomas da micose no couro cabeludo e na unha.

    Durante quanto tempo a micose é contagiosa

    A micose é contagiosa durante o tempo que durarem as lesões na pele, unhas ou couro cabeludo. No entanto, esse tempo pode ser reduzido para 2 dias quando o tratamento é iniciado. Assim, é importante iniciar o tratamento o mais depressa possível, não só para eliminar os fungos, mas também para evitar passar a micose para outras pessoas.

    O tratamento da micose geralmente é feito com pomadas, esmaltes ou shampoos antifúngicos, mas o médico também pode recomendar a ingestão de comprimidos antifúngicos, por um período de 1 a 2 semanas. Veja mais sobre as opções de tratamento da micose e alguns remédios caseiros, que podem ser usados para completar o tratamento médico, acelerando a cura.

    Como saber se tenho micose

    Os sintomas de micose podem demorar até 14 dias para surgir depois de que se esteve em contato com o fungo e variam de acordo com o local afetado:

    • Micose na pele: manchas vermelhas que provocam coceira e descamação;
    • Micose no couro cabeludo: coceira e surgimento de caspa no cabelo;
    • Micose na unha: a unha torna-se mais grossa e amarelada.

    Estes sintomas podem ajudar a identificar uma situação de micose, porém, a melhor forma de confirmar o diagnóstico consiste em ir ao dermatologista. Confira uma lista mais completa dos sintomas dos diferentes tipos de micose.

    Veja mais Videos sobre Saúde Vida e Bem Estar que Separamos para Você!

    You may also like...

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    sete − dois =

    Scroll Up