4 opções de tratamento para enxaqueca – Tua Saúde

O tratamento para enxaqueca normalmente tem como objetivo aliviar a dor de cabeça intensa e constante, sendo recomendado que a pessoa fique em repouso em um quarto escuro e silencioso para que possa relaxar e a dor aliviar.

A enxaqueca também pode ser tratada com o uso de medicamentos, chás, infusões e até mesmo por meio de tratamentos alternativos, como a acupuntura, homeopatia e meditação, por exemplo.

Como é feito o tratamento

Para aliviar a enxaqueca, é importante que a pessoa fique em repouso, em um ambiente silencioso e em que possa relaxar. No entanto, podem ainda ser adotadas algumas opções terapêuticas que ajudam a aliviar as dores da enxaqueca, como por exemplo:

1. Tratamento natural

O tratamento natural para enxaqueca pode ser feito com o consumo de chás de plantas medicinais, como artemísia (Tanacetum parthenium L.), e extratos das folhas de ginkgo biloba. Mas para que este tipo de tratamento tenha o efeito esperado deve-se consumir o chá diariamente e respeitar todas as orientações do fitoterapeuta para que os sintomas sejam aliviados. Saiba mais sobre a artemísia e o ginkgo biloba.

2. Acupuntura

A acupuntura também é uma ótima aliada no tratamento para enxaquecas, pois não possui efeitos secundários como os tratamentos convencionais à base de anti-inflamatórios e analgésicos.

Na acupuntura o corpo é visto como um todo e cabe ao terapeuta descobrir quais são os bloqueios energéticos que estão originando esta enxaqueca. Muitas vezes o problema está na cervical e no fígado e, por isso, estas zonas deverão ser tratadas ao mesmo tempo. Entenda o que é acupuntura e para que serve.

3. Técnicas de relaxamento

A enxaqueca, dentre outras causas, pode acontecer devido ao estresse do dia a dia, assim, técnicas de relaxamento, como a meditação, por exemplo, são ótimas para aliviar a dor de cabeça característica da enxaqueca, além de proporcionar outros benefícios. Conheça os benefícios da meditação transcendental e como fazer.

4. Homeopatia

A homeopatia é um tipo de tratamento alternativo que consiste no uso de substâncias que provocam os sintomas para tratar ou aliviar a condição apresentada pela pessoa, seguindo o princípio de que “semelhante cura semelhante”.

Os medicamentos homeopáticos devem ser sempre utilizados para complementar o tratamento recomendado pelo médico. Entenda o que é e como funciona a homeopatia.

Tratamento para Enxaqueca

Tratamento para enxaqueca com aura

O tratamento para a enxaqueca com aura deve ser recomendado pelo neurologista, sendo normalmente indicado o uso de medicamentos que aliviam a dor e outros sintomas, como o Naramig, o Sumax ou o Cloridrato de Propranolol, por exemplo. Veja como aliviar a dor da enxaqueca com aura.

Além disso, para prevenir as crises de enxaqueca com aura, é importante adotar alguns hábitos alimentares, dando preferência aos alimentos naturais e reduzindo o consumo de alimentos industrializados. É recomendado também manter a hidratação, bebendo 2 litros de água por dia, e evitar o estresse. Saiba mais sobre a enxaqueca com aura.

Enxaqueca tem cura?

A enxaqueca não tem cura pelo fato de poder ser desencadeada por diversos fatores, como por exemplo dieta, cigarro, estresse e histórico familiar, além de que cada pessoa pode apresentar a crise por motivos diferentes e de formas também diferentes. Dessa forma, a cura da enxaqueca depende da sua causa, podendo ser difícil para a pessoa identificar o que desencadeou a crise de enxaqueca naquele momento. Veja quais são as principais causas da enxaqueca.

Como prevenir crises de enxaqueca

Para prevenir as crises de enxaqueca recomenda-se dormir pelo menos 8 horas por noite e ter uma alimentação saudável, fazer exercícios físicos e evitar o consumo de alimentos que possam desencadear a enxaqueca, como vinho tinto e outras bebidas alcoólicas, chocolate, queijo, embutidos e alimentos ricos em glutamato de sódio e nitritos, por isso, é importante ver no rótulo das embalagens.

Veja mais Videos sobre Saúde Vida e Bem Estar que Separamos para Você!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =

Scroll Up